top of page
  • Foto do escritorppgd90

Quarto dia do II Congresso Internacional Dignidade Humana em Tempos de (Pós)Pandemia

O último dia do II Congresso Internacional de Dignidade Humana da FURB, no 12 de maio, teve início no período matutino, com a realização de três Grupos de Trabalho.


O GT6 abordou a temática de “ESTADO E DIREITOS FUNDAMENTAIS: SOCIO BIODIVERSIDADE E REDES, SOCIOAMBIENTALISMO, PROTEÇÃO CLIMÁTICA”, tendo como coordenadores do grupo a Profª. Drª. Kátia Ragnini Scherer (FURB), Profª. Dra. Francielle Benini Agne Tybusch (UFSM) e a Profª Dra. Silvana Terezinha Winckler (UNOCHAPECÓ).




O GT7 foi referente ao “CONSTITUCIONALISMO CONTEMPORÂNEO, ESTADO DEMOCRÁTICO E POLÍTICAS CONSTITUCIONAIS PARA A PROTEÇÃO DA DIGNIDADE DA VIDA”, sob a coordenação da Profª. Drª. Milena Petters Melo (FURB, CEDEUAM), do Prof. Dr. Antonio Carlos Marchiori (FURB) e da Profª. Drª. Valéria Ribas do Nascimento (UFSM).





Já o GT8 postulava acerca do “DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: SUSTENTABILIDADE E AGENDA 2030, DA ONU”, coordenado pelo Prof. Dr. Nicolau Cardo Neto (FURB), pela Profª. Drª. Wanda Helena Muniz Falcão (FURB) e pela Drª. Raquel Silva Guerra (UERJ).





No período vespertino, às 14:00 horas, ocorreu a primeira palestra, ministrada pelo Prof. Dr. Jerônimo Siqueira Tybusch (UFSM), com a temática “SOCIOAMBIENTALISMO E SOCIEDADE EM REDE”. O professor Jerônimo é Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2011). Pesquisador e Líder do Grupo de Pesquisa em Direito da Sociobiodiversidade - GPDS. Atualmente é Pró-Reitor de Graduação da UFSM. Membro da Diretoria do CONPEDI Gestão 2017-2020 / 2020-2023. E desenvolve pesquisas nas áreas de: Direito Ambiental; Ecologia Política; Direito e Sustentabilidade; Direito Urbanístico; Teoria do Direito e da Decisão Jurídica; Direito e Novas Tecnologias; Tecnologias Educacionais em Rede.


Na sequência, às 15:00 horas, o Prof. Dr. Délton Winter de Carvalho (UNISINOS), abordou " BASES ESTRUTURANTES DO DIREITO DOS DESASTRES E DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS ". O professor Délton é Doutor (2006) em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pós-Doutor em Direito Ambiental e Direito dos Desastres pela University of California, Berkeley, CA, USA (2013). Pesquisador Membro Afiliado do CLX - Climate Litigation Accelerator do Center for Human Rights and Global Justice - CHR&GJ da University of New York. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental, Direito dos Desastres e Direito das Mudanças Climáticas.





Às 16:00 horas, deu-se continuidade com a palestra da Profª. Drª. Marina Motta Benevides Gadelha (UFPB) explorando a "JUSTIÇA CLIMÁTICA ". A professora Marina é Doutora em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Advogada. Conselheira Federal da OAB. Presidente da Comissão Nacional de Direito Ambiental da OAB. Professora da UniFacisa (Direito Ambiental).


E para fechar com chave de ouro o II Congresso de Dignidade Humana da FURB, às 19:00 horas tivemos o lançamento da obra “TEORIA CRÍTICA E HUMANISMO JURÍDICO: O pensamento de Antônio Carlos Wolkmer”, sendo que, na sequência, fomos privilegiados de ouvir o ilustríssimo Prof. Dr. Antônio Carlos Wolkmer, com a sua brilhante palestra com o tema “Repensando o Direito desde outro lugar”. O professor Wolkmer é Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 1992). Professor Emérito da Faculdade de Direito da UFSC e Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Direito e Sociedade do UNILASALLE-RS. Coordenador e Professor do Mestrado em Direitos Humanos e Sociedade da UNESC. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia Jurídica, Pluralismo Jurídico, História do Direito, Filosofia do Direito e Direitos Humanos, Cultura Jurídica, Teoría Crítica, Constitucionalismo Latino-Americano e Estudos Descoloniais.









Gostaríamos de agradecer a cada um que tornou o nosso evento um verdadeiro sucesso, em especial aos palestrantes, professores e acadêmicos que generosamente compartilharam seus conhecimentos e visões durante o congresso. Suas palestras e comunicações foram verdadeiramente enriquecedoras e nos deram uma base sólida para aprofundar nossa compreensão da dignidade humana e suas implicações em diferentes contextos.


Não podemos deixar de mencionar a dedicação incansável da equipe organizadora, pelo compromisso, trabalho árduo e atenção aos detalhes, que foram essenciais para garantir que tudo ocorresse sem contratempos.


Continuemos a trabalhar juntos, compartilhando conhecimentos, promovendo ações concretas e inspirando uns aos outros a construir um futuro mais justo e humano.


10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page