[Artigo] Tecnologia no direito e complexidade: imagem, cognição humana e impactos processuais para além do Júri da Boate Kiss
- ppgd90

- 13 de out.
- 1 min de leitura
Autores: Giselle Marie Krepsky, Thiago Cipriani e Alejandro Knaesel Arrabal
Resumo: Este artigo trata do impacto da tecnologia computacional no Direito e seus reflexos no processo e na decisão judicial. A partir do emblemático júri da Boate Kiss, a pesquisa que fomentou este texto tem como objetivo a reflexão científica e técnico-processual acerca da assimilação dos instrumentos tecnológicos pela mente humana e pelo sistema jurídico. O estudo apresenta a complexa interface entre comunicação sensorial e cognição humana propiciada por ferramentas tecnológicas de alto impacto no campo probatório viabilizadas pela revolução digital que já inclui a experimentação de realidade virtual e como a utilização destes aparatos pode repercutir na compreensão de fatos analisados no processo judicial. Para tanto, utilizou-se o método indutivo e as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Conclui que a inserção tecnológica como forma de sofisticar o julgamento produz novos problemas de acesso ao Direito que se concretiza apenas a partir do acesso digital, além da necessidade de ampliação da compreensão científico-jurídica acerca da experimentação cognitiva viabilizada pelo aparato tecnológico. Isso implica na atualização normativa e sua interpretação compatível com a complexificação apresentada por este novo paradigma.



![[Artigo] Vidas Marcadas: o estigma indireto produzido pela monitoração eletrônica sobre os filhos de monitorados](https://static.wixstatic.com/media/c66e62_7db6d80af74b451fb3c36eb3f6fad605~mv2.jpg/v1/fill/w_547,h_504,al_c,q_80,enc_avif,quality_auto/c66e62_7db6d80af74b451fb3c36eb3f6fad605~mv2.jpg)
Comentários