PPGD FURB Passa a Integrar Cátedra Brasil-Espanha em Novo Marco para Pesquisa Jurídica Internacional
- ppgd90
- há 23 horas
- 2 min de leitura

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da FURB anuncia formalmente sua integração à Cátedra Brasil-Espanha: Direitos Fundamentais e Epistemologias do Sul, consolidada após a recente Cerimônia de Instalação.
A Cátedra, que terá sua sede na UNOESC Chapecó, marca a expansão do diálogo acadêmico e científico entre os dois países. A solenidade de instalação, que ocorreu no dia 16 de outubro e celebrou a criação deste novo polo de excelência. Durante o evento, a professora Dra. Thais Janaína Wenczenovicz foi empossada como Catedrática, assumindo a liderança desta importante iniciativa. A Prof. Ivone Fernandes Morcilo Lixa do PPGD/FURB participou da Cerimônia e de debates do evento.
A missão central da Cátedra Brasil-Espanha é estabelecer um núcleo de excelência e inovação para o estudo comparado e transnacional do Direito. Dedicada a transcender fronteiras geográficas, sua finalidade é promover uma análise crítica e aprofundada das Ciências Humanas, Sociais e Jurídicas, atuando como ponte intelectual para o fomento de pesquisas que identifiquem e proponham soluções para os desafios contemporâneos do Brasil/América Latina e da Europa, com destaque a Espanha. A integração de Programas de Pós-Graduação parceiros, como o da FURB, é vista como o passo crucial para operacionalizar a missão da Cátedra.
O objetivo é criar uma rede robusta que promova o desenvolvimento de ensino especializado, pesquisa de densa e de excelência, bem como e atividades de extensão e inovação de alto nível. A Dra. Thais Janaína Wenczenovicz em seu pronunciamento destacou a importância da Cátedra para as instituições que a integram e para o futuro da pesquisa na área: “A instalação da Cátedra Brasil-Espanha na UNOESC Chapecó não é um ponto final, mas sim o início de uma grande jornada. Ela funciona como um farol para a excelência na pesquisa. Para os Programas de Pós-Graduação que passam a integrar esta rede, o ganho é imensurável: trata-se de um portal de acesso à internacionalização efetiva, à coorientação de teses e dissertações, e à realização de pesquisas conjuntas que beneficiarão toda a comunidade. Nosso propósito é aprofundar o conhecimento jurídico e social, trocando experiências entre o Sul e a Europa, e elevando o patamar da produção científica de todas as universidades parceiras.”
Com a integração, o PPGD da FURB espera intensificar o intercâmbio de professores e alunos, participar de estudos, publicações conjuntas e consolidar seu espaço em um contexto de pesquisa global.
Comentários