top of page
  • Foto do escritorppgd90

DAISY CRISTINE NEITZKE HEUER

Atualizado: 22 de out. de 2021

Com o propósito de manter uma aproximação maior com os nossos mestrandos e mestrandas, elaboramos entrevistas com os pesquisadores do nosso programa.


Queremos te convidar para conhecer um pouco da trajetória de cada um deles, bem como suas áreas de atuação.


PPGD-FURB: Qual é a sua formação acadêmica e profissional?


DAISY H.: Mestranda em Direito pela FURB – vinculada ao grupo de pesquisa de Constitucionalismo, Cooperação e Internacionalização – CONSTINTER e Bolsista na mesma instituição. Duas especializações, sendo uma Escola da Magistratura Federal pela UNIVALI (2003) e a segunda em Direito Administrativo pela FURB (2001). Sou Bacharel em Direito pela FURB (2000) e aprovada no Exame da ordem no mesmo ano. Advogada com atuação na área de Direito Penal, Processual Penal e Constitucional. Professora Universitária na UNISOCIESC desde 2017, atualmente lecionando Prática processual penal e Direito Processual Penal.


PPGD-FURB: Qual é a sua linha de pesquisa e sobre o que você está pesquisando?


DAISY H.: Estou vinculada a linha 1 de Pesquisa – “Estado democrático e políticas Constitucionais” . Minha pesquisa parte da construção do constitucionalismo e a função contramajoritária do STF. A amplitude das normas constitucionais no direito Constitucional brasileiro, de um lado faz com que o Supremo Tribunal Federal, tenha que decidir causas de pouca relevância, de outra traz questões relevantes do ponto de vista social, político e moral, resultando no ativismo judicial, cuja expressão, foi tomada de uma forma depreciativa. Tenho pesquisado, no contexto do constitucionalismo democrático, o efeito social do backlash ao ativismo judicial e se este se manifesta como fator de risco aos direitos fundamentais das minorias, ou como forma de defesa do constitucionalismo, a partir da análise das decisões garantistas dos Supremo Tribunal Federal, com uma análise do constitucionalismo americano e os desacordos morais.


PPGD-FURB: Por que você recomendaria o Mestrado em Direito?


DAISY H.: Fazer mestrado, inevitavelmente lhe tornará uma pessoa diferente. A perspectiva acadêmica vai muito além do direito, caminhando por caminhos da filosofia e sociologia abrindo, literalmente, a mente para novos horizontes. Hoje, com a virtualização do Direito, inteligência artificial, julgamento em massa um bom profissional precisa estar consciente dos grandes temas, para levar esses debates ao debate pelo Judiciário. Além de todo crescimento pessoal, o título de mestre também é forma de se destacar no mercado de trabalho.


PPGD-FURB: Como você concilia a vida pessoal, profissional e acadêmica?


DAISY H.: Eu sempre falo que é um leão por dia. No meu caso, além de mestranda bolsista e advogada, sou mãe e professora universitária. É muita coisa para conciliar e portanto, a única forma que eu encontrei foi abrir mão de alguns interesses pessoais e de lazer, sempre buscando aproveitar o máximo de tempo possível. Saber organizar o tempo e eleger prioridades também é importante para não perder.


Com isso, lembramos que as inscrições para a turma de Mestrado 2022 estão abertas até o dia 12/11/2021.

Você pode acessar o edital e todas as informações necessárias clicando aqui.





47 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page