Aula Aberta do Seminário Temático "Direitos Fundamentais, Tecnologias e Proteção Humana" Tema: Direito, tecnologia e proteção humana na era da Inteligência Artificial e das Neurotecnologias
- ppgd90
- 15 de abr.
- 2 min de leitura

Evento PPGD/FURB
Data e Horário do Evento: 24 de abril de 2025, das 14h30min às 17h30min.
Endereço do evento: Campos I, FURB (sala a ser definida).
Evento HÍBRIDO.
E-mail para gkrepsky@furb.br
Obs.: será utilizada a plataforma Microsoft Teams para a transmissão; o link para ingressar será enviado via e-mail.
Participação Especial:
*Thiago Cipriani, mestre em Direito Púbico e Constitucionalismo pela FURB, com a pesquisa intitulada "A positivação constitucional do neurodireito à privacidade como direito fundamental frente aos avanços da tecnologia". Especialista em Direito Público Constitucional e Administrativo pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Membro do Grupo de Pesquisas CNPq/FURB: JUSTEC (Justiça, Educação e Ciência). Professor da UNIDAVI. Advogado. Diretor jurídico da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC).
*Mariana Dalblon, profissional Italo-Brasileira, mestranda em Direito e Tecnologia pela Tilburg University (Holanda). Especialista em Governança de IA, Privacidade e Proteção de Dados, Direito Europeu de Propriedade Intelectual e Regulação de Conteúdo Digital, Governança e Regulação de Fintechs e Direito Econômico de Dados. Participante do grupo Bridge AI, contribui para moldar o futuro da IA alinhado aos princípios europeus, além de buscar aprofundar o debate acadêmico e prático sobre privacidade, liberdade de pensamento e direitos fundamentais na era digital. Advogada.
*Rafael Alfredo Weber Hoss, especialista em Direito Civil e Processual Civil e mestre em Direito pela Unochapecó. Doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com período sanduíche na Cardiff Metropolitan University, no Reino Unido, financiado pela CAPES. Busca compreender como assegurar a proteção da liberdade cognitiva e da privacidade mental em um contexto de crescente integração entre humanos e máquinas. Nesse sentido, sua tese de doutorado intitula-se “O futuro da privacidade na era da neurotecnologia: um estudo sobre neurodireito”. Advogado.