top of page
  • Foto do escritorppgd90

ANA CAROLINA ALVES

Atualizado: 22 de out. de 2021

Com o propósito de manter uma aproximação maior com os nossos mestrandos e mestrandas, elaboramos entrevistas com os pesquisadores do nosso programa.


Queremos te convidar para conhecer um pouco da trajetória de cada um deles, bem como suas áreas de atuação.


PPGD-FURB: Qual é a sua formação acadêmica e profissional?


ANA A.: Sou advogada com atuação principal em direito de família e gênero. Além disso, sou graduada pela FURB, com especialização em Direito Público e Direito do Consumidor. Atualmente sou mestranda e bolsista pela FURB, e vinculada ao grupo de pesquisas CONSTINTER.


PPGD-FURB: Qual é a sua linha de pesquisa e sobre o que você está pesquisando?


ANA A.: A minha linha de pesquisa é “Estado Democrático e Políticas Constitucionais”, com uma pesquisa que propõe analisar sob um viés crítico e feminista, as audiências de conciliação e sessões de constelação nos litígios familiares que envolverem mulheres em violência doméstica. Acredita-se que audiências de conciliação e sessões de constelação, no contexto acima, não atendem a igualdade de gênero constitucionalmente prevista por uma série de circunstâncias que se propõe estudar.


PPGD-FURB: Por que você recomendaria o Mestrado em Direito?


ANA A.: O mestrado em direito, além de colocar o profissional de direito em contato com as discussões mais recentes da área, estimula a leitura de diferentes perspectivas, induz à uma análise crítica da realidade jurídica atual e propicia um aprofundamento teórico que não se adquire por meio da graduação ou especializações.

Mesmo para aqueles que não visam a docência, o mestrado se mostra uma boa oportunidade para desenvolvimento do pensamento crítico e compreensão das teorias que permeiam o meio jurídico.


PPGD-FURB: Como você concilia a vida pessoal, profissional e acadêmica?


ANA A.: Conciliar vida pessoal, profissional e acadêmica é, de fato, o maior desafio do mestrando. No entanto, alinhar expectativas com família e colegas de trabalho/estudos é a chave para atravessar o momento de forma mais tranquila.

Com o tempo e a energia necessários para o mestrado, é preciso abdicar de outras questões pessoais ou profissionais.

De todo modo, manter algumas atividades de lazer, um hobby ou momentos de descanso são igualmente essenciais para a garantia da saúde mental em um período de tempo que tende a demandar muita atenção e dedicação.


Com isso, lembramos que as inscrições para a turma de Mestrado 2022 estão abertas até o dia 12/11/2021.


Você pode acessar o edital e todas as informações necessárias clicando aqui.





63 visualizações1 comentário

1 Comment


Gardênia Souto
Gardênia Souto
Oct 21, 2021

Admirável! Aprendo diariamente com você! ❤️

Like
bottom of page