Participação internacional do Prof. Dr. Alberto Lucarelli em seminários realizados pelo Grupo de Pesquisa CONSTINTER
- ppgd90

- há 3 dias
- 2 min de leitura

Texto montado por Otávio H.
O cenário jurídico catarinense vivenciou um momento frutífero na última quinta-feira, 4 de dezembro de 2025. O Salão Nobre da Prefeitura de Blumenau foi palco do Seminário Internacional “Políticas Constitucionais Municipais e Diálogos Institucionais”, evento de lançamento da Escola de Direito de Blumenau (EDM).
A programação, fruto de parceria entre o Grupo de Pesquisa CONSTINTER, a Universidade de Nápoles Federico II (Itália) e a Procuradoria Geral do Município de Blumenau, reforçou a internacionalização do debate jurídico na região.
O ponto alto da manhã do dia 4 de dezembro foi a cerimônia de lançamento da EDM, conduzida pela Coordenadora da nova escola Patrícia Candemil, Mestre pelo PPGD FURB. A solenidade destacou a importância da qualificação contínua no serviço público e na Advocacia municipal.
A mesa contou com a presença ilustre do constitucionalista italiano Prof. Dr. Alberto Lucarelli, Presidente do Instituto Internacional de Estudos e Pesquisas sobre os Bens Comuns (IISBC). Ao seu lado, a Prof. Dra. Milena Petters Melo, líder do CONSTINTER e representando o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da FURB.
No período vespertino houve o "Seminário Internacional & Cinema", expandindo suas atividades para um formato de imersão acadêmica e cultural. A programação da tarde promoveu uma intensa troca de conhecimentos entre o Prof. Lucarelli, professores de Direito Constitucional da FURB, bem como pesquisadoras e pesquisadores.
Além das rodas de conversa e da apresentação de pesquisas em desenvolvimento, o evento contou com a presença da cineasta alemã Caroline Von der Tann, integrando arte e direito com a exibição de seu filme, ampliando o debate para além das fronteiras puramente dogmáticas. A bolsista do PPGD FURB, Mestranda Ana Paula Pereira, auxiliou na organização do seminário vespertino.
Os eventos também contaram com os apoios do CNPq e FAPESC.






Comentários