top of page
  • Foto do escritorppgd90

ANDERSON HENING

Atualizado: 22 de out. de 2021

Com o propósito de manter uma aproximação maior com os nossos mestrandos e mestrandas, elaboramos entrevistas com os pesquisadores do nosso programa.


Queremos te convidar para conhecer um pouco da trajetória de cada um deles, bem como suas áreas de atuação.


PPGD-FURB: Qual é a sua formação acadêmica e profissional?


ANDERSON H.: Sou Mestrando em Direito Público e Constitucionalismo pela Fundação Universitária de Blumenau FURB. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2020). Especialista em Direito Trabalhista pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2019). Bacharel Direito pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2018). Membro do grupo de pesquisa de Constitucionalismo, Cooperação e Internacionalização - CONSTINTER (Certificado junto ao CNPq pela FURB) Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, atuando principalmente no seguinte tema: História. Estado. Sociedade. Ressocialização. Justiça Restaurativa. Direito Público. Constitucionalismo. Estado Democrático e Políticas Constitucionais.


PPGD-FURB: Qual é a sua linha de pesquisa e sobre o que você está pesquisando?


ANDERSON H.: Estou vinculado a linha de pesquisa 01 Estado Democrático e Políticas Constitucionais, desenvolvendo estudo sobre o Tema provisório: A Justiça Restaurativa Como Paradigma Emergente Na Construção De Uma Nova Concepção De Justiça: Encontro, Reparação e Transformação.


A pesquisa pretende analisar dois aspectos sócios culturais dentro da esfera do Direito Penal, mais especificamente o paradigma da cultura do modelo punitivo que o Estado adota desde a era das sociedades primitivas, para um novo paradigma emergente, a justiça restaurativa. Outrossim, fazer a análise dos dados obtidos pelo poder judiciário brasileiro para vislumbrar os resultados que a justiça restaurativa vem trazendo para a sociedade brasileira.


A comparação dessa “mudança” de cultura de um modelo para outro (punitivo para restaurativo) é importante para demonstrar que apesar dos entraves que o sistema judiciário enfrenta, é possível inserir um novo modelo o qual busca uma solução alternativa a pena de prisão.


Analisar os dados que a justiça restaurativa brasileira apresenta, com base em pesquisa bibliográfica no site do Conselho Nacional de Justiça, como forma de demonstrar a sua eficácia nos projetos ativos desde a sua implantação, que ocorreu por meio da Organização das Nações Unidas – ONU, a partir da Resolução n. 1999/26, de 28 de julho de 1999.


Demonstrar que neste lapso temporal, entre o primeiro projeto de justiça restaurativa (1999) e os dias atuais (2021), a justiça brasileira obteve resultados importantes que não podem passar despercebidos. Além de buscar uma solução alternativa para a resolução do conflito entre as partes, a justiça alternativa atua como uma possível solução a ser aplicada no sistema carcerário, como forma de amenizar a superlotação carcerária.


PPGD-FURB: Por que você recomendaria o Mestrado em Direito?


ANDERSON H.: Eu recomendo o mestrado acadêmico em Direito para quem quer aprofundar os seus estudos/pesquisas em uma determinada área de conhecimento o qual tenha maior afinidade. Sendo assim, o mestrado acadêmico em direito abre um leque de oportunidades para quem quer seguir carreira acadêmica como docente ou servidores da justiça.


PPGD-FURB: Como você concilia a vida pessoal, profissional e acadêmica?


ANDERSON H.: Conciliar a vida pessoal e profissional com o mestrado não é uma tarefa fácil, para isso dar certo exige muita disciplina por parte do mestrando, tendo que seguir um cronograma rigoroso. Saber dividir o tempo entre as suas atividades de pesquisa é fundamental, porém não pode perder o foco de sua vida pessoal e profissional, e o mais importante, o lazer e os momentos com a família, no meu caso, são os momentos que eu recarrego as energias para iniciar toda a semana a minha jornada de estudos.


Com isso, lembramos que as inscrições para a turma de Mestrado 2022 estão abertas até o dia 12/11/2021.


Você pode acessar o edital e todas as informações necessárias clicando aqui.







93 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Gardênia Souto
Gardênia Souto
Oct 21, 2021

Anderson, que alegria poder compartilhar desses momentos do PPGD com vc! Admiro sua trajetória de vida e torço para que você voe cada dia mais alto! Conte sempre comigo! Abraços fraternos! 🤗

Like
Anderson Hening
Anderson Hening
Oct 22, 2021
Replying to

Obrigado Gardênia, Eu que agradeço pelo carinho e por fazer parte desse equipe de pesquisadores.

#Tmj.

Like
bottom of page