top of page
  • Foto do escritorppgd90

Lançamento de Livro - FAPESC

Divulgação lançamento do livro.


Fruto das pesquisas apresentadas no Seminário Da Justiça da Desigualdade à Justiça da Diversidade que aconteceu na Universidade Regional de Blumenau (FURB) de 22 a 25 de novembro de 2022, com verba da Fundação de Amparo à Pesquisa em Santa Catarina (FAPESC).


Confira alguns dos autores que publicaram nesta obra:


EUGENIO RAÚL ZAFFARONI

DANILO SARDINHA

FABRICIO RICARDO DE LIMAS TOMIO

HAMILTON GONÇALVES FERRAZ

JORGE HENRIQUE SCHAEFER MARTINS

JOSÉ GERALDO DE SOUSA JÚNIOR

JOSÉ IRIVALDO ALVES OLIVEIRA SILVA

LUCIANO GÓES

MAIQUEL ÂNGELO DEZORDI WERMUTH

MARCIA DINIS

ROBERTA DUBOC PEDRINHA

WANDA MUNIZ


Os palestrantes apresentaram suas pesquisas com aderência a proposta do evento, articulando os estudos sobre as garantias fundamentais e os direitos humanos a partir de uma sensibilização e de uma crítica à realidade jurídica e social no Brasil e na América Latina. Territórios que convivem com a proliferação de sistemáticas crises que aprofundam às desigualdades sociais, econômicas e étnicas. Deste modo, a nossa proposta percorre os contornos das necessidades imediatas em torno da reflexão e da problematização dos elementos ligados a necessidade de superação de tais paradigmas a partir de um olhar das experiências ligadas aos estudos em torno do constitucionalismo homologado, desde a emergência da Carta Magna de 1988.


Os alcances sociais, econômicos e ambientais desta proposta refletem a necessidade de aproximar e tensionar o campo do direito com relação aos cenários contemporâneos de desigualdades - sociais, étnicas e econômicas - que atingem tanto a realidade latino-americana, quanto a realidade brasileira. Tal cenário de desigualdades constitui-se como um grande desafio para uma leitura crítica em torno do nosso tempo presente e, como tal, as ciências jurídicas e o próprio direito necessitam operacionalizar suas ferramentas conceituais e metodológicas na leitura em torno dos elementos ligados a defesa da Constituição, do pluralismo cultural e da diversidade.


Adquira seu exemplar na aba publicações dos docentes e discentes.



3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page