top of page
  • Foto do escritorppgd90

I SEMINÁRIO DA JUSTIÇA DA DESIGUALDADE À JUSTIÇA DA DIVERSIDADE

Do dia 22 a 25 de novembro ocorrerá presencialmente no campus I da FURB. O evento faz parte do projeto FAPESC e é aberto a estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área jurídica.


O evento tem como propósito investigar a degradação dos direitos da pessoa humana, analisando o aumento da violência institucional das pessoas mais vulneráveis da sociedade brasileira, especialmente os empobrecidos, as mulheres, as crianças, os encarcerados, os negros, como também promover o respeito à diversidade cultural, a liberdade, e a Justiça, conforme as metas estabelecidas nos Objetivo 10 e 16 para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) descrito na Agenda 2030 da ONU.


Acesse o site do evento: https://www.justicaediversidade.com/


No dia 22/11, 19:00h, a abertura do evento contará com uma mesa redonda sobre o tema “ Direito achado na rua” e terá a presença do Prof. Dr. José Geraldo de Souza Junior ( UNB) e das mediadoras Profa. Dra. Lenice Kelner e a Profa. Dra. Ivone Fernandes Morcilo Lixa, professoras do nosso quadro de professores do PPGD.


Estarão presentes também a Reitoria da FURB, o Pró- Reitor de Pesquisa e Extensão, Coordenação do PPGD FURB, Coordenador do Centro de Ciências Jurídicas da Furb, Presidente da subseção da OAB de Blumenau


No dia 23/11, haverá a partir das 9:00h uma mesa redonda com o tema “Infância, Gênero, Decoloniedade e Encarceramento: desafios para o Estado Democrático de Direito". A mesa contará com Prof. Dr. Hamilton Gonçalves Ferraz, professor da UFF e os mediadores e professores da FURB, Profa. Dra. Wanda Muniz Falcão , Prof. Dr. Rodrigo Diaz de Vivar y Soler, Profa. Dra. Lenice Kelner


Na noite do dia 23/11, 19:00h, o tema da mesa redonda será “O Estado Democrático de Direito: os direitos humanos para os empobrecidos e excluídos” e terá em sua composição os professores Dr. André Luis Callegari ( IBP) , Prof. Dr. Nildo Ouriques ( UFSC) e Prof. Dr. Fabrício Ricardo de Limas Tomio -UFPR e os mediadores Prof. Dra. Milena Petters Melo, nossa professora do PPGD e Prof. Dr. Antônio Carlos Marchiori da FURB.


Na manhã do dia 24/11, 09:00 h, haverá a mesa redonda sobre “ Cidades Ambientalmente Inteligentes e os Instrumentos Jurídicos do Estatuto das Cidades: uma reflexão dos últimos 20 anos, com o Prof. Dr. Irivaldo da UFPE. Haverá também o tema “Cannabis para o uso medicinal e a dignidade da pessoa humana e o direito à saúde“ da Dra. Márcia Diniz ( IAB). Como mediadores teremos a presença dos professores do nosso PPGD , Prof. Dr. Nicolau Cardoso Neto e a Profa. Dra. Kátia Ragnini Scherer.


Na noite do dia 24, a partir das 19 horas, haverá outra mesa redonda com o seguinte tema: “ Diversidade, Povos Originários e Relações Etnicoraciais “ e terá a presença do Prof. Dr. Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth da Unijuí , Prof. Msc. Luciano Góes e a Profa. Dra. Joice Graciele Nielsson da Unijuí. Como mediadores, a presença será dos membros do PPGD FURB, Profa. Dra. Helena Maria Zanetti de Azeredo Orselli, Profa. Dr.a Giselle Marie Krepsky e o Prof. Dr. Leonardo da Rocha de Souza.


No dia 25/11, a primeira mesa redonda será novamente na parte da manhã e irá tratar sobre o tema “ Jurisdição Constitucional e Acesso à Justiça: mediação tecnológica e realização do direito . Contará com o Prof. Dr. Marcos Catalan (UNILASALLE) e o Prof. Dr. Anderson Vichinkeski Teixeira (Unisinos) e como os mediadores, professores do PPGD FURB, Profa. Dra. Priscila Zeni de Sá, Prof. Dr. Feliciano Alcides Dias, Prof. Dr. Alejandro Arrabal Knaesel.


Já a mesa de encerramento à noite, 19:00h, terá o tema “ Justiça, Diversidade e Desigualdade: desafios para a cidadania desde a América Latina e terá e também a presença ilustre de Eugenio Raúl Zaffaroni, um dos maiores nomes do Direito Penal e da criminologia latina, assim como é ex-membro da Suprema Corte Argentina e atual juiz da Corte Interamericana de Direito. A mesa ainda contará com a Profa. Dra. Vera Regina de Andrade (UFSC), Profa. Dra. Roberta Duboc Pedrinha (UFF) e com os mediadores, Prof. Dr. Jorge Henrique Schaefer Martins (UBA) e Profa. Dra. Lenice Kelner (FURB).


144 visualizações0 comentário

Σχόλια


bottom of page